segunda-feira, 19 de julho de 2010

AÇÕES DO SACERDÓCIO DE CRISTO

Hebreus 5:1-10 

O autor passa a mostrar que Jesus é superior ao sumo-sacerdote. A superioridade de Jesus é evidenciada pelo fato dele não ter pecado.
O sacerdote era alguém nomeado e chamado por Deus. Ninguém podia escolher ser sacerdote, todos que nasciam na tribo de Levi já carregavam esta condição.

O PREÇO DO DESCANSO


Hebreus 4:11-16

Jesus conta uma parábola muito interessante em Lucas 14:25-33. Nesta parábola ele mostra que segui-lo envolve um preço alto e que temos que ter realmente convicção se é isto mesmo que queremos. Nos versos 28 e 31 ele mostra que quando queremos alguma coisa temos que primeiro calcular o custo. Ninguém pode iniciar uma obra sem calcular o custo. Nenhum soberano pode sair à guerra sem calcular seus custos.
De certa forma é isto que o autor aos hebreus procura tratar neste trecho da Palavra de Deus. Para muitos parece que ele entra em contradição, uma vez que no verso 3 ele deixa claro que a experiência do céu é algo que começamos a sentir já. O problema é que ele agora não está mais falando da garantia da entrada, mas do preço que devemos pagar por entrar. A salvação realmente é de graça, pelos méritos da cruz. Mas antes de recebermos a mensagem devemos saber que temos um preço a pagar. Não pela salvação, mas pela caminhada, ela vai designar o nível de santidade que tenho ou se tenho.