segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CUIDADO COM O CRISTIANISMO NOMINAL

Hb 10:26-39

O autor continua seu assunto mostrando que falhar na firmeza da fé é um pecado perigoso. Ele mostra que podemos estar longe da vontade de Deus e dos caminhos por Ele determinados.
Seguindo a descrição do autor, vamos dividir nossa exposição em duas partes. Na primeira mostraremos as características do Cristão nominal, na segunda a do cristão verdadeiro.

BUSCANDO A VERDADEIRA FIRMEZA NA FÉ

Hebreus 10:19-25

Entramos agora no maior parágrafo do livro de Hebreus. Vamos dividi-lo em duas partes para que possamos compreender bem a sua mensagem. Na primeira veremos como buscar a firmeza para a fé verdadeira. E na segunda veremos as consequências de um cristianismo nominal.
O autor vai trabalhar em uma tríade que o apóstolo Paulo delineou muito em suas epístolas: fé, esperança e amor (Hb 10:2-24).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. "
(I Co 13:13)

"...recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo..."
(I Ts 1:3)
Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;(I Ts 5:8)