segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PREPARANDO O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO

 Lucas 1:76-80


76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos,
77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados,
78 pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou,
79 para alumiar os que estão assentados em trevas e sombra de morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
80 E o menino crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.


O coração de Zacarias realmente estava voltado para Deus. Ele não começa exaltando o seu filho, mas o de Maria. Era alguém que realmente compreendera as Escrituras e que tinha uma visão perfeita de Deus, apesar de ser pecador como qualquer outra pessoa.
Depois de exaltar o Messias e se voltar para seu filho, a voz que clama no deserto. Ele mostra que João seria profeta de Deus para ir à frente do Cristo que viria. Deste ponto Zacarias passa a descrever que a obra de João seria para preparar o caminho de Jesus, nosso Salvador. Como consequência disso podemos tirar algumas lições sobre o caminho da salvação.

1.  É necessário conhecer a salvação (v. 77)

“para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados”

O verso em questão prova que Zacarias sabia bem o motivo da vinda do Messias. Ao contrário da grande maioria que esperava um Messias poderoso que viria para libertar o povo da opressão e colocar todos os reinos debaixo dos pés de Israel.
Quando se fala que Jesus vem para trazer a salvação é fundamental que se saiba de que Ele nos salva. Parece que muitos que estão nas igrejas estão buscando uma libertação apenas para as coisas dessa vida. São pessoas que não se curvam ante a realidade de seus pecados, e mesmo quando o fazem, não é esta a concepção que têm em seus corações.
Há muitos que estão nas igrejas, mas se acham merecedores de bênçãos. São pessoas que acreditam que por terem se autodeclarado cristãs receberão uma proteção sobrenatural de Deus.
O cristianismo autêntico deve nos fazer pensar em nossa pequenez. Ele deve nos fazer pensar naquilo que somos diante de Deus. Deus deve ser tudo para nós, mas principalmente Deus é o grande agente de nossa salvação através de seu amor e principalmente de sua misericórdia.

2.  A salvação é obra da misericórdia de Deus (v. 78)

pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou”

Zacarias afirma que o conhecimento da salvação vem das entranhas de misericórdia de Deus. Esta é uma forma muito profunda do pai de João afirmar que somos salvos porque Deus quer nos salvar.
Quando olhamos para nós mesmos nada há que nos faça merecer a salvação. Deus estende a nós a sua misericórdia e salva aqueles que aceitam sua oferta de amor na cruz. A morte de Jesus é o grande presente de Deus para nossas vidas. Somente aqueles que aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas almas, serão realmente resgatados. E somente estes são alvos da misericórdia de Deus.
Muitos ainda insistem em pensar que há méritos em sua vida. Que não merecem o que passam aqui, pois se acham boas demais. Deus não precisaria salvar ninguém. Ele poderia nos abandonar e nos enviar para a perdição eterna, que ainda assim seria justo. Mas através de seu imenso amor e de sua entranhável misericórdia Ele nos alcança.
Entenda isto, Deus nos visitou através de Seu filho, simplesmente porque teve misericórdia de nós. Jesus não veio ao mundo apenas para ser exemplo de amor. Ele não veio ao mundo apenas para que pudéssemos seguir seus passos. Isto tudo faz parte de um pacote maior. Neste pacote a misericórdia de Deus resgata aqueles que aceitam a obra redentora de Cristo. E, a partir daí, passam a ser iluminados e dirigidos por ele.

3.  A salvação ilumina e dá vida (v. 79a)

“para alumiar os que estão assentados em trevas e sombra de morte...”

Uma vez salvos de fato somos iluminados por Cristo. Esta ideia compreende a libertação definitiva da escravidão do pecado que assola todo ser humano. É exatamente isto que Jesus quis dizer ao afirmar “vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Jesus não está chamando porque tem pena daquele mendigo ou morador de rua. Jesus está chamando todos que desejam se libertar das garras do pecado que os oprime e assola. Jesus está convidando aqueles que desejam alcançar a misericórdia de Deus.
Uma vez alcançados por essa salvação teremos nossos caminhos iluminados pela Palavra de Deus. Ganha-se a partir daí uma nova expectativa de vida. A transformação ocorre em nossos corações e faz brotar uma nova criatura que viverá para todo sempre com o seu Senhor.
A Bíblia afirma que o mundo está mergulhado no maligno. Somente através da transformação operada por Cristo em nosso coração somos retirados da situação na qual nos encontramos e daí por diante somos dirigidos para um caminho de paz.

4.  A salvação nos dirige para um caminho de Paz (v. 79b)

“...a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”

Eis a luta constante do homem, paz. A humanidade vive buscando e desejando esta paz há séculos. Mas o homem busca paz para si mesmo. A Bíblia nos promete a paz com Deus. Nossa maior guerra é a guerra que travamos contra Deus por causa dos nossos pecados. Podemos até alcançar paz com todas as pessoas, mas se não alcançamos a paz com Deus jamais teremos a verdadeira paz.
Zacarias está mostrando que seu filho está preparando o caminho para aquele que daria a verdadeira paz. O próprio Jesus afirmou isto:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos; não vo-la dou como o mundo a dá”

Veja bem que a promessa de Jesus é uma paz diferente. Não é a mesma paz que procuramos nesta vida. É uma paz que vai além do entendimento humano (Fp 4:7). É uma paz que traz a maior das reconciliações, a reconciliação com Deus (II Co 5:19).
Mas a mesma Palavra que nos aponta esta paz mostra que somente a alcançamos pela fé em Cristo Jesus (Rm 5:1). Não há outro caminho para o homem diante de Deus. Somente através de Jesus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário