segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A EXCELÊNCIA SUPREMA DO EVANGELHO

 Lucas 1:1-4


1 Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
3 pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,
4 para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

Lucas escreveu seu evangelho provavelmente para os gregos. Isto é aceito principalmente por ele se preocupar em mostrar o lado sapiencial e humano de Cristo. Além disso, Lucas manteve a sequência de Marcos com uma fidelidade maior do que Mateus, tendo em vista que ambos utilizaram os escritos do sobrinho de Barnabé. Junto com o livro de Atos o evangelho parece formar uma unidade cujo ponto central é a ressurreição e ascensão de Cristo. Sendo que no evangelho são os preparativos e em Atos está o testemunho.

O RESGATE DO POVO DE DEUS

Oséias 2:14-23

 

Oséias deixa agora a exortação firme que faz contra o pecado do povo e passa e demonstrar o resgate que Deus vai operar no verdadeiro povo dEle. É fundamental compreender que a iniciativa de resgate parte do próprio Deus. Oseias afirma que Deus atrairá o seu povo para si. Mas esta atração (ou resgate) precisa ser compreendida à luz de tudo que Oséias passou.
Logo podemos aprender alguns pontos importantes sobre o resgate do povo de Deus. Duas perguntas podem ser feitas ao texto: