domingo, 15 de dezembro de 2013

UMA FÉ SALVADORA

João 4:39-42

 39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
 40 Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
 41 E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
 42 E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.


Após o parêntesis aberto por Jesus com seus discípulos volta em cena a mulher samaritana. Quando os discípulos chegaram ela correra para sua cidade e passou a anunciar as coisas que Jesus a havia revelado. Ela mostra que Ele sabia quem ela era e sobre todas as coisas que haviam ocorrido com ela. Nesta pequena passagem vemos alguns passos que nos levam à fé salvadora. O sinais foram feitos por Jesus para que soubessem que Ele era quem dizia ser, mas não é pelos sinais que somos salvos.


1.               A fé salvadora dá ouvidos a Palavra de Deus (v. 39, 41)

"39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito."
"41 E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra."
Paulo deixa isso muito claro em Romanos: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10:17). Observe as palavras do apóstolo. Através do testemunho da Palavra de Deus que pode realmente brotar uma fé verdadeira. Nos dias de hoje muitos têm sua fé brotada com base em experiências sobrenaturais ou porque foram atendidos em suas orações. Os samaritamos creram porque ouviram falar de Cristo. Eles creram porque ouviram o próprio Cristo.
Jesus não precisou realizar nenhum milagre para que eles cressem nele. Ele não precisou revelar mais nada para que eles se curvassem ante a sua face. Eles creram que Jesus era o Messias prometido porque foram confrontados com a Palavra de Deus.
Não se pode dizer que é cristão sem dar ouvidos à Palavra de Deus. É ela que nos guia para a transformação e após a mesma.

2.               A fé salvadora ocorre quando estamos dispostos a ficar próximos de Jesus (v. 40)

“Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles”
Após ouvirem Jesus aqueles homens pediram para ficar com ele. Isso nos traz um modelo daquilo que realmente Deus deseja para seus discípulos. Jesus deseja que fiquemos com Ele e próximos dEle.
Muitos afirmam ser cristãos, mas não buscam um relacionamento íntimo com o Senhor. Não sentem desejo de estar próximos àquele que os salvou.
Se você se diz cristão e não sente vontade de estar mais próximo de Jesus, pode ser sinal de que há algo de errado em sua conversão, há algo estranho em seu cristianismo. Qualquer um, transformado por Cristo, deseja estar próximo a Ele.

3.               A fé salvadora é individual (v. 41a)

“Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido...”
Muitos não se firmam no cristianismo porque têm uma fé baseada em pessoas. Olham para homens que são falhos e que não conseguem se manter imutáveis como nosso Deus. Os samaritanos creram através daquela mulher, mas em seguida cada um manteve sua fé por conta própria.
Há os que saem das igrejas porque olham demais para as pessoas. Olham demais para líderes que são seres humanos falhos como qualquer outra pessoa. Paulo, escrevendo aos romanos, afirma que cada um prestará conta de si mesmo diante de Deus (Rm 14:12). Ninguém pode salvar outra pessoa. A salvação vem pela fé individual e direcionada exclusivamente para Jesus.
Conta-se que um certo menino estava acompanhando seu pai arando a terra. Aquela criança ficou curiosa de como seu pai fazia linhas perfeitas no solo. Ele pediu ao pai para tentar fazer. Prontamente o agricultor quis ajudar seu filho. Ele disse: “Escolha um ponto e mire caminhando em sua direção”. Aquele menino procurou fazer o que seu orientador dissera. Quando terminou o serviço sua linha estava muito sinuosa. O pai, espantado, pergunta: “Você olhou para um ponto?”. E o menino respondeu: “Sim.”. O pai, ainda mais espantado disse: “Para qual ponto?”. E o filho respondeu apontando: “Para aquela vaquinha.”.
Muitos cristãos têm sua fé baseada na fé dos outros. Estão olhando para o ponto errado. A Palavra nos orienta a olhar para Jesus. Ele é imutável. Cada um deve procurar olhar para Jesus. A rocha viva.

4.               A fé salvadora reconhece a obra de Cristo (v. 41b).

“...sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”
Os samaritanos, ao contrário dos judeus, não olhavam para o Messias como alguém que viria salva-los de uma situação política ou social. Eles perceberam que a obra de Cristo compreendia algo muito maior. Não era uma obra apenas de milagres e de coisas sobrenaturais.
Meu amado e amada, você também precisa compreender isso. Hoje há muitos que pregam um cristianismo de barganhas, onde a troca com Deus é algo natural, mas não conseguem ver a obra maior que Cristo fez. Jesus foi à cruz do Calvário para que nós tivéssemos vida, e vida eterna. Ele foi até aquela cena de horror, para que nós fôssemos libertos de da escravidão do pecado e alcançássemos a salvação diante de Deus.
Ninguém que se diz cristão pode ter uma fé salvadora baseada somente em coisas para esta vida e em uma obra apenas superficial de Jesus. A obra de Jesus foi, e é, completa na cruz. E qualquer um que deseja ser cristão precisa, antes de mais nada, reconhecer isto. Mesmo que você ressuscite nesta vida ou seja curado de uma doença incurável, isto não será a maior obra de Jesus em sua. Se você não aceitar a maior obra dEle, de nada adiantaram os sinais miraculosos em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário