sábado, 10 de novembro de 2012

PREFIRO SER GORDO DO QUE HEREGE



Este ano estou lutando contra balança. Queria ter perdido até aqui 12 Kg, mas infelizmente só consegui 8. Estou longe do ideal, mas não vou desistir. Mas uma coisa me chamou atenção na mídia informatizada: as palavras de certa cantora famosa que disse que pastor gordo não serve de exemplo para ninguém. Sei que ela já pediu perdão pelo que disse, e quero de coração dizer que a perdoo, mas não poderia deixar de expor algumas coisas que devem ser pensadas.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RESPOSTAS PARA UMA ORAÇÃO


Lucas 1:13-25

13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
 14 E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
 15 porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus,
 17 e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
 18 Disse, então, Zacarias ao anjo: Como saberei isso? Pois eu já sou velho, e minha mulher, avançada em idade.
 19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
 20 Todavia ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam, porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
 21 E o povo estava esperando a Zacarias e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.
 22 E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tivera alguma visão no templo. E falava por acenos e ficou mudo.
 23 E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.
 24 E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu e, por cinco meses, se ocultou, dizendo:
 25 Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu  opróbrio entre os homens.

A família que foi escolhida para receber João Batista era uma família temente a Deus. O próprio Lucas declara que Zacarias e Isabel viviam “irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (v. 6). O anjo se aproxima de Zacarias e afirma que a oração dele foi respondida. Como deve ter sido difícil por alguns instantes para Zacarias compreender o que estava acontecendo. Durante anos ele pediu por um filho e agora, em sua velhice, Deus fala que atendera a sua oração.
Isto deve nos servir de exemplo para que possamos persistir em oração e saber que Deus sempre tem o melhor para nós mesmo quando não ocorre do nosso jeito. Com isto aprendemos algumas lições sobre uma oração respondida.

O IMENSO AMOR DE DEUS PARA COM SEU POVO

Oséias 3:1-5

O movimento do capítulo 3 é um pouco diferente dos anteriores. Antes Deus mostrava o pecado e logo em seguida declarava o resgate que faria do seu povo. Agora ele chama Oséias para fazer dele mais uma vez uma figura. Oséias terá que mostrar o amor de Deus pelo seu povo pecador através do amor incondicional pela sua esposa que ainda permanecia na prostituição.
A expressão usada para “amada de seu amigo” ficaria melhor traduzida como “amada de outro”.  Todavia nenhuma tradução altera o sentido aqui representado. Oséias deveria continuar amando sua esposa, independente do que ela tinha feito. Ele tinha direito ao divórcio (Dt 24:1), mas Deus o conclama a buscar a sua esposa do jeito que ela estava e amá-la.
O amor de Oséias tipifica o imenso amor de Deus pelo seu povo e nos traz algumas lições que quero compartilhar neste momento.