sábado, 9 de fevereiro de 2013

ESCOLHENDO UMA IGREJA – Parte 3



Uma igreja que me sinta bem


Esta foi a desculpa que eu mais ouvi: “Estou procurando uma igreja onde me sinta bem”. As outras desculpas fazem parte de uma pesquisa que fiz nos bairros onde morei ou estudei. Sei que a igreja que pastoreio atualmente tem seus problemas. Inclusive luto muito para que isto possa acabar, mas não é tão simples assim. Por causa da incredulidade o povo de Israel teve que esperar uma geração para entrar na Terra Prometida. Moisés foi o líder durante todo esse período e, apesar de ser o homem mais manso da terra e o maior líder que Israel teve, ele não conseguiu levar sua geração à Terra Prometida. Isaías pregou e o povo não deu ouvidos à sua mensagem, assim como Ezequiel e outros profetas.
Sei que quando um time não vai bem a tendência é dizer que a culpa é do técnico. Corinto é um bom exemplo que nem sempre é assim. A igreja teve como pastores Pedro, Apolo e Paulo, e mesmo assim continuava sendo uma igreja carnal. A igreja de Sardes é conclamada a caminhar naquilo que estava ouvindo, ou seja, a exposição da Palavra. É muito difícil determinar de quem é a culpa quando uma igreja não vai bem, mas ainda assim creio que esta é mais uma desculpa de quem realmente não quer compromisso real com o Senhor ou que está enganado no que tange ao serviço a Deus.
Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições. É interessante notar que ele não disse “de vez em quando”, “eventualmente”  ou “talvez”; Ele categoricamente afirma: “Tereis”. Paulo traduz essa ideia de uma forma dura:
“Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (II Tm 4:3,4 – grifo meu)

Em nenhum lugar da Bíblia é prometida uma igreja local onde as pessoas se sentiriam bem. É óbvio que a igreja deve oferecer o melhor ambiente possível, mas isto é o ideal, mas não necessariamente o real.
Quando Noé foi chamado com sua família para arca oito pessoas foram salvas do dilúvio. Mas uma coisa poucos param para pensar. Noé e sua família conviveram até o resgate com mau cheiro, umidade, grunhidos, latidos, entre outros sons e cheiros que os incomodavam. A arca não era um lugar que os fazia se sentir bem, mas com certeza ela era o lugar através do qual Deus os levaria para experimentar a salvação dEle.
Sentir bem na igreja deve ser algo a se buscar, mas sabendo que isto nem sempre vai ocorrer. Onde o ser humano trabalha o pecado sempre existirá.