sábado, 2 de fevereiro de 2013

ESCOLHENDO UMA IGREJA – Parte 2


Buscando uma oportunidade de servir


A segunda desculpa que quero falar é esta: “Pastor achei sua mensagem maravilhosa e um ambiente acolhedor, mas preciso de uma igreja onde possa ter oportunidade de servir com o meu dom”.
Uma das coisas que aprendi na Bíblia é que compete ao Espírito Santo distribuir os dons (I Co 12:7a), Ele o faz como bem entende (I Co 12:11) e dentro de uma utilidade (I Co 12:7b). Mas parece que há pessoas que gostam de dar uma ajudinha ao Espírito Santo, afinal, Ele não deve saber de todas as necessidades da Igreja.
Essa desculpa em sua maioria está ligada a questões artísticas tais como: música, teatro, coreografia, entre outras. Outra parte está ligada a questões administrativas ou logísticas. Mas é interessante notar que nada disso é citado na Bíblia. Claro que os tempos mudaram. Claro que hoje temos outras necessidades que a igreja primitiva não tinha, mas o ponto principal da igreja ainda é a glória de Deus e junto com isto vem a pregação da Palavra.
O fato é que isto realça que Cristo não é o centro da vida da maioria dessas pessoas. O centro de suas vidas são elas mesmas. Estão pensando nos seus interesses próprios. E no caso artístico normalmente querem aparecer mesmo.
Qualquer igreja oferece oportunidade de servir quando o centro dela é de fato Deus e sua glória. Qualquer um pode realmente servir ao Senhor com suas habilidades ou capacidade quando se coloca aos pés dEle para fazer a Sua vontade.
Se você acha que sua igreja não lhe dá oportunidade repense os seus dons. Paulo escrevendo aos Efésios afirma que os dons são para edificação da igreja. Logo servir não é para minha edificação pessoal, mas para a Igreja. Se você busca uma igreja onde pode se sentir útil, você quer ser edificado pelo seu trabalho e não de fato edificar o corpo. Não é você que tem que se sentir útil, mas é o Espírito Santo que deve saber se seu dom é útil para sua congregação. Logo, não é você que tem de buscar uma congregação que precise, antes precisa buscar se sua congregação precisa e qual o dom você realmente tem para ela.
Outra questão é que a igreja de seu bairro talvez não tenha oportunidade exatamente porque precisa de alguém para começar o trabalho. Na área artística, por exemplo, vejo muitas igrejas pequenas, carentes, cujos seus ministros têm pregado a verdade, mas a maioria dos que tocam, cantam ou fazem coisas nestas áreas preferem ir para igrejas onde possam se apresentar para um público maior ou que tenham mais chance de aparecer. Conheço igrejas que em um raio de 3 km apenas, daria para quase triplicar o número de membros, mas a maioria prefere ir para onde possa aparecer mais, todavia a desculpa é o serviço. Quando alguém quer realmente servir até seu trabalho secular pode ser um local de serviço.
Talvez muitos do seu bairro poderiam ser alcançados com seu testemunho, mas você prefere testemunhar em outros arraiais. Em todo lugar há oportunidade de servir, o que falta são servos que realmente queiram. Servos que deixem de lado o ego e passem a olhar para Cristo e a sua Noiva, a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário