quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SOBERANIA DE DEUS E O SOFRIMENTO HUMANO




Tenho pesquisado sobre o assunto já faz alguns anos. Confesso que quanto mais leio mais descanso na Palavra de Deus. Não porque concorde com essa ou aquela linha, muito pelo contrário, parece na maioria das vezes que há radicalismos de todos os lados.
Não creio que a soberana vontade de Deus seja um determinismo absoluto, embora creia que nenhum fio de cabelo cai sem que o Senhor permita. Também não creio que Deus enviará alguém para o inferno sem que este mereça, mas sei que de alguma forma, que não consigo explicar tudo já está escrito. Não creio realmente que a vontade humana seja capaz de fazer o homem se aproximar de Deus, a não ser que seja pela exposição pura da Palavra e da ação do Espírito Santo.

Mas, diante de tudo isto, por que as pessoas sofrem? Por que inocentes morrem em tragédias? São perguntas difíceis, e até o momento não encontrei uma resposta que me agradasse, mas encontro sim, todo conforto que preciso nas Escrituras Sagradas. É neste conforto que quero meditar nas próximas linhas.
Não quero aqui dar a resposta definitiva, afinal, minhas pesquisas ainda não acabaram, e não sei se vão acabar. Mas quero que cada um reflita em sua responsabilidade diante de Deus e do perfeito controle que Ele tem de todas as coisas.
O primeiro ponto a se pensar é o que Deus falou para Adão: “maldita é a terra por causa de ti” (Gn 3:17). Esta maldição divina é lançada sobre toda humanidade. “Toda terra” envolve todos que habitam no planeta, isto inclui animais, plantas e homens. O homem colhe o mal que foi plantado pelo homem. Paulo escrevendo aos romanos afirma que a morte entrou no mundo por um homem (Rm 5:12). Logo, com a humanidade contaminada pelo pecado, todos estamos sujeitos às fatalidades. Jesus afirmou isto quando disse que a chuva cai sobre justos e injustos (Mt 5:45).
Outra questão aqui é pensar em nossos pecados. Todos nós sofremos com as consequências dos nossos pecados. Davi pagou caro pelo seu pecado. E levou esta consequência para o povo e para sua família. Todavia, nenhum salmo de Davi após seu pecado reflete mágoa contra Deus. Ele sabia que colhia consequências dos seus erros.
O terceiro ponto para pensar é a permissão de Deus. Como eu disse nada ocorre sem que Deus permita. E uma coisa que Deus permite é que a chuva caia sobre qualquer um. E, a não ser que esteja dentro de uma vontade maior do soberano, a chuva vai cair. Esta vontade maior envolve a glória de Deus e a salvação do seu povo, esta salvação não importa a linha que você crê, se Ele escolheu pela soberana vontade dEle, Ele é Deus; se escolheu através de sua presciência, significa que sabe e saberá sempre o que vai acontecer, continua sendo Deus. Deus não permite que tragédias aconteçam sem ter o controle de tudo (Cl 1:17).
Quando Israel estava um caos por causa de sucessivas administrações desastrosas e sob o pior reinado, o de Acabe, Deus falou para Elias que tinha separado sete mil para si. É a ideia do remanescente na Bíblia. Isto não vem ao caso em como se dá esta separação. Mas Deus manteve o controle de forma tal que estes sete mil sobrevivessem, ou porque escolheu ou porque sabia, mas o que importa é que ele controlou tudo.
Paulo escrevendo aos Gálatas afirma que cada um colhe o que planta (Gl 6:7-9). Logo, nossa responsabilidade é levada em conta nos planos de Deus, pois ele sabe disso com antecedência. Mas nossa escolha, embora levada em conta, não afeta aquilo que Deus já determinou (Pv 19:21).
Salomão afirma que o jovem pode andar como quiser, mas tem que ter consciência de que Deus vai trazer tudo em juízo (Ec 11:9). Logo, somos inteiramente responsáveis pelos nossos atos neste mundo, mas Deus mantem completo controle sobre tudo.
Como então funciona? Eis o que me conforta. A resposta é simples, descanse em Deus. O que precisamos ter é apenas confiança que Deus está no controle de tudo. Que nada ocorre sem sua permissão. Que ele não deseja que o ímpio se perca (Ez 18:12; 33:11), mas não vai mudar o coração daquele que Ele não quer mudar (Êx 33:19). Que Ele não vai deixar que a chuva caia, mas preparará a Arca para quem Ele quiser preparar (Gn 6). Que Ele não vai nos lançar nada que não possamos suportar (I Co 10:13).
Mas a maior questão é que devemos sempre estar preparados. É exatamente isto que Jesus afirma no contexto de Mateus 5:45. Ele manda seus discípulos testemunharem através das suas vidas como provas que são filhos de Deus, pois, afinal, a chuva pode descer sobre qualquer um a qualquer momento. Devemos estar preparados espiritualmente a todo instante. E neste preparo podemos encontrar o descanso, ainda que não encontremos as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário