sexta-feira, 22 de março de 2013

ESCOLHENDO UMA IGREJA – Final



A escolha


Depois de vermos as desculpas que grande parte usa para justificar porque faz parte desta ou daquela igreja, vejamos o que podemos aprender da Bíblia sobre a escolha.
A primeira coisa que deve ficar clara é que não existe cristianismo sem igreja. Se alguém afirma ser um cristão precisa ser membro do corpo de Cristo, e isto implica no sentido físico (Hb 10:25). Dentro deste aspecto vale notar que o autor aos hebreus refere-se a uma igreja local. Como igreja local deve-se notar na sua localidade. Quando você busca outra localidade, significa que não reúne com sua comunidade local, logo, não há comunhão genuína. Salvo se os pontos que passaremos a descrever você não encontrar em sua localidade.
Anos atrás delineei alguns pontos que me auxiliaram na escolha da igreja onde me congregaria. A primeira característica é que ela precisa ter uma doutrina bíblica. Eis um ponto complicado, mas antes de escolher sua igreja precisa conhecer seu corpo doutrinário. O que ela acredita como igreja. Quando me converti busquei conhecer documentos que mostravam a doutrina das igrejas. Comparei esses documentos com a Bíblia. É a Bíblia que deve lhe guiar não gostos ou prazeres. Essas coisas podem caracterizar idolatria.
O segundo ponto a ser visto pode ser até mais importante que o primeiro dependendo da situação. Escolha um local onde a Bíblia é pregada. Não procure a mensagem que lhe agrade, ou que lhe motive a viver melhor nessa vida, ou ainda que erga sua autoestima. Todas estas coisas podem ocorrer quando a Bíblia é pregada. Exposições psicológicas e humanistas não mostram a perspectiva principal de Cristo, a vida eterna. A mensagem deve ter como centro a pessoa de Cristo, sua obra e sacrifício. Não adianta a igreja ter estrutura para seus filhos, se a mensagem pregada está longe de ser a verdadeira.
A pura exposição da Palavra deve ser o mais importante dentro do culto e não cânticos e hinos. Os hinos e cânticos devem sempre apontar para aquilo que vai ser exposto. Não pode ser apenas uma apresentação musical baseada nos gostos de cada um.
Cuidado se o centro do culto são milagres ou sinais sobrenaturais. Isto prova que está se buscando mais os interesses humanos do que divinos. Cultos cujos destaques são estas coisas colocam Deus e Cristo em segundo plano. Na mensagem e no culto Deus precisa estar no centro. E o princípio norteador disso é a própria Bíblia.
Depois de feita a análise acima comece a frequentar ativamente. Não espere por simpatia, carisma ou coisas desse tipo (use esses critérios para o desempate, caso haja mais e uma igreja que preencha todos os requisitos acima). Busque você mesmo se engajar na igreja. Lembre-se Deus lhe deu dons para que você possa usar. Aproxime-se o máximo da liderança, principalmente do pastor. Não fique esperando as coisas acontecerem. Qualquer igreja é composta de homens e mulheres falhos. Defeitos sempre haverá. E você pode ajudar a purificar a igreja com uma vida aos pés do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário