segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O ALVO DE NOSSA VIDA



Lendo o excelente livro de Michael Horton, “Bom demais para ser verdade” da editora Fiel, deparei-me com uma frase que sempre falei de outra forma, mas creio que Horton disse tudo que sempre quis com mais profundidade:

“O alvo na vida não é ser feliz, e sim, ser santo; não é tornar-nos aceitáveis a nós mesmos e aos outros, mas ser aceitáveis a Deus, por meio de Deus” (p. 41)


Esta verdade expressa em poucas palavras deve nos fazer pensar: Qual tem sido o alvo de nossa vida? Cada dia que passa nossa sociedade tem se tornada ensimesmada, egoísta, egocêntrica e capitalista. Mesmo no meio dito cristão ocorre coisas que outrora não eram muito comuns. O que dizer do número de jovens grávidas que na igreja é o mesmo ou em alguns casos maiores. O que falar a respeito dos divórcios e adultérios que são tão comuns no meio cristão. O que dizer de igrejas para homossexuais ou coisas deste tipo.
Tais coisas ocorrem porque vivemos como o poeta popular afirma: “Eu só quero é ser feliz...”. Mas o problema é que o ser humano tem se esquecido de algo fundamental, o seu Criador. Deus nos criou para que tivéssemos primeiramente comunhão com Ele através de uma vida de santidade (I Pe 2:9). Andar na luz não significa andar segundo nossos padrões, mas segundo os padrões de Deus. Nossa felicidade não pode ser moldada pelos nossos desejos, mas pelos desejos dAquele que nos chama para sua luz, pois algo muito melhor do que a temporária felicidade secular nos é oferecida.
Quando lemos os profetas e o Novo Testamento nos deparamos com homens cujos alvos compreendiam fazer a vontade de Deus, ainda que lhes custasse a vida (Hb 11:36-38). Note no texto que a Bíblia diz que o mundo era indigno deles. Por que? Pela sua felicidade? Não. Pela sua santidade. Pela vontade que tinham de agradar a Deus.
Se o alvo de sua vida, como cristão, é ser feliz, significa que você está olhando somente para seu umbigo. Você não está pensando na glória de Deus. Daí fornicação, adultério, divórcio, homossexualismo, entre tantas outras coisas que desagradam a Deus se tornam normais para você, afinal, tais coisas trazem felicidade, mesmo que seja temporária.
Que nossa vida seja para glória daquele que nos salvou, não com a felicidade, mas com a tristeza da cruz.

A Deus toda glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário