sábado, 22 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA MAGIA DO NATAL



Esta é uma época complicada para mim. Não consigo me alegrar como a maioria, ao contrário, sobre mim recai uma tristeza tremenda, principalmente por causa da hipocrisia do ser humano. Tem o ano inteiro para ajudar o próximo, para contribuir para uma sociedade melhor, mas só lembra isso neste período do ano. Peço desculpas aos meus amigos que gostam deste período, para mim é o mais hipócrita do ano. Consegue vencer até o carnaval, pelo menos ali a carnalidade humana fica estampada sem máscaras.
Mas o que mais me incomoda no natal é a falta de consideração com o verdadeiro possível aniversariante (falo isto pois a data exata do nascimento de Cristo ninguém sabe). Fala-se sobre certo homem barbudo como se ele fosse a essência do natal. Fala-se de presentes de ordem material como se estas coisas fossem o ponto máximo. Fala-se em neve, como se o contexto do mundo inteiro fosse de neve, sendo que no Brasil é o período mais quente do ano. E, ultimamente, tem se falado em resgatar a magia do natal, como sempre olhando para o lado material.
Deste ponto quero passar a expor o que entendo da magia do natal. Em primeiro lugar a magia do natal começou quando Deus abriu mão de sua glória para se humilhar e resgatar o homem perdido em seus delitos e pecados. Não há nada de bom no coração do homem (Sl 14:1-3; Rm 3:23). Ele é enganoso por si só (Jr 17:9). Mas Deus não leva em conta isto e através de seu imenso amor cria um povo para si através do sacrifício de seu Filho. Aquele que é o aniversariante esquecido.
Em segundo lugar a magia do natal passa pela cruz de horror no Calvário. A grande mágica de Deus começa no resgate ao homem, sem méritos, através dos méritos de Cristo na cruz (Rm 6:23). Lembrar-se de Jesus na manjedoura é lindo, humanamente falando chega a ser meigo, mas lembrar da cruz é complicado, todavia sem ela a magia do natal não existiria. Jesus seria um homem como outro qualquer.
Em terceiro lugar a magia do natal está na regeneração do homem perdido (II Co 5:17). A grande mágica de Deus é mudar o coração do homem pecador. Daquele que se rende aos pés, não da manjedoura, mas da cruz, para que sua culpa seja retirada e a ira de Deus completamente removida.
 E por fim, a verdadeira magia do natal está em compreender tudo isto e passar a viver o natal cada dia de sua vida, não um momento no ano, mas todos os momentos. É passar a viver de forma que Deus seja glorificado e que a eternidade é o grande presente dado por Ele ao homem, sem mérito algum deste, mas com todos os créditos, não a um velhinho de barba branca, mas do seu filho coberto de sangue.

Soli Deo Glória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário